Clique nas imagens para ampliar
Tampo toriesférico em sp, devidos a sua conformação, sofrem redução por estricção na espessura da chapa. Esta redução ocorre, geralmente, na parte tórica ou próximo a ela. Deve-se tomar cuidado na escolha da espessura nominal da chapa pois, após a conformação, a espessura mínima encontrada deve ser igual ou superior à espessura requerida.
Tampo toriesférico em sp a exemplo dos torisféricos, têm uma região tórica de transição, entre a geratriz do cone e o cilindro. São utilizados quando o semi ângulo de vértice (?) é maior que 30°, que é o limite estabelecido pelo ASME para os tampos simplesmente cônicos Devem ser calculados, de acordo com o ASME Secão VIII Divisão 1, em duas etapas, obtendo- se as seguintes tensões: • Como cone, utilizando o diâmetro (Di) da maior seção cônica; • Como tampo toriesférico em sp, utilizando como raio L o raio tangencial do cone (L = Di / 2 cos?) A tensão de referência, para determinação da espessura requerida, deverá ser o maior dos valores calculados. Da mesma forma que para tampo toriesférico em sp, a espessura mínima da chapa, após a perda de espessura na conformação, deve ser igual ou superior à requerida.
ESCOLHA DO TAMPO
Na escolha do aço carbono ou aço inox - A Metal Tampos aconselha aos clientes adquirirem as chapas de fornecedores idôneos e com certificado de qualidade. O material não adequado poderá apresentar no processo de fabricação, rachaduras ou outros defeitos, impossibilitando a execução da peça e ocasionando grandes transtornos.
Quanto a solda dos discos, deverá ser bem executada e com eletrodos adequados; caso contrário, ao ser prensado não resistirá, rompendo-se. A solda deverá ficar rente à superfície da chapa.
O(s) filete(s) de solda devem ficar aproximadamente 1/4 D da linha de centro, nunca próximo a linha de centro ou da borda. Soldar as chapas de forma que estejam no mesmo sentido da laminação
Os disco deverão estar com diâmetro de acordo com os cálculos indicados, ter as bordas bem acabadas,sem trincas e rebarbas.
TAMPO TORIESFÉRICO EM SP
Todos os tampo toriesférico em sp, tem um furo central, exeto setores e somente abaulados. A Metal tampos é responsável pela mão-de-obra aplicada, não se responsabilizando por alterações na estrutura ou falhas do material.
O tampo toriesférico em sp , a critério do cliente, poderá ter tratamento térmico entra as operações e/ ou no término da execução.
A superfície interna do tampo toriesférico em sp não deve desviar para o lado externo da forma especificada, mais que 1,25% do diâmetro interno e para o lado interno, mais que 0,625% do D.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 4827-1234 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!